Aeromóvel-Porto Alegre-RS-Brasil

Clique e amplie. Foto por Marco Pecker

Foto por Marco Pecker

TOA LogoRvPorto Alegre possui um avançado sistema de transporte que interliga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Trata-se da primeira linha com tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil, sendo um meio de transporte 100% automatizado (sem condutores a bordo).

Em funcionamento desde agosto de 2013, o projeto Aeromóvel Trensurb é totalmente desenvolvido no Brasil e usa tecnologia 100% nacional, integrando rápida e diretamente o metrô de Porto Alegre ao aeroporto. O trajeto possui duas estações de embarque, percorrido em menos de 3 minutos. A linha conta com dois veículos – um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300, cujo funcionamento se dá conforme a demanda do período.

coesterDesenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. A Coester possui grande experiência nesta área, tendo sido também responsável pelo aeromovel em Jacarta (Indonésia), projeto que está operando desde 1989 ininterruptamente. A Execução das obras em Porto Alegre ficou a cargo de Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T’Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

N-8000 ICON

Clique e conheça o sistema TOA N-8000

TOA também está presente neste empreendimento, sendo que nosso sistema IP intercom foi escolhido para permitir comunicação entre as estações e o centro de controle e também entre os trens e as estações. O sistema intercom instalado neste projeto utiliza bases masterstation modelo N-8500MS e door stations dentro dos trens. Assim, através de rede IP, os usuários e funcionários podem se comunicar com qualidade sonora e sem necessidade de um servidor dedicado, uma vez que o sistema IP intercomm TOA operar de maneira independente e segura.

Também neste sistema estão em uso Door Stations IP N-8000, o sistema de transferência de áudio digital NX-100 e Slim Line Array SR-H2S.

 

 

 

Clique e conheça mais sobre o sistema TOA N-8000

Para saber mais sobre este projeto:
Clique e visite o site Trensurb

Clique e veja também esta belíssima animação sobre o projeto

Clique aqui e conheça mais sobre a Coester

Texto autorizado em 14-10-2014 pela Coester